segunda-feira, 20 de julho de 2020

A História de Arundhati

Story of Arundhati – Wife of Sage Vasishta | Hindu Blog



Arundhati também é conhecida como Deusa Sandhya, a filha nascida da mente de Brahma em um nascimento anterior, de acordo com o Shiva Purana. Assim, Sandhya e Arundhati são referidos de forma intercambiável. Arundhati significa Deusa da Noite, Céu e Estrelas. Segundo o Bhagavata Purana, Arundhati é a oito das nove filhas de Karmadeva e Devahuti. Dizem que ela é a avó de Parasha e Vyasa Muni. Como Arundhati está ligado a Sandhya? De acordo com Shiva Purana, o sábio Narada questiona o Senhor Brahma quanto ao casamento Shiva-Sati. O link Sandhya-Arundhati forma um prefácio à resposta dada por Brahma. É meio que parte de sua autobiografia!

Sandhya e Manmadha são seus filhos manaseeka (manásicos) nascidos na mente, disse Brahma. Eles eram criações astrais sem conexões físicas com ele. Ele fica apaixonado pela bela Sandhya e persegue seus fins luxuriosos. Ela parece ter cedido sem protestar. Lord Rudra castigou Brahma por esse incesto. Embora reconheça o mal feito, Brahma considera que, Rudra, um dia em breve se tornaria vítima de paixão também. "Rudra não está além do kama", disse ele. Enquanto isso, Sandhya não conseguiu superar o sentimento de vergonha causado por Brahma e penitenciou sob a tutela de Vasishta disfarçado. Ela vai para as montanhas Candrabhaga e ora ao Senhor Shiva, cantando 'Om Namo Shankaraya Namaha' por milhares de anos.

Segundo Sthala Purana, o lugar onde ela fez tapasya é conhecido como Sandhyachaal. Sthala Puranas são textos das origens e tradições dos templos e santuários de Shiva, 275 sthalams no total. A maioria das puranas de Sthala está no vernáculo tâmil. Eles também são chamados de Shiva-sthalams. Agora, o Senhor Shiva não responde, então Sandhya se prepara para entrar no poço do fogo de Agni kunda de um yagna realizado por seu guru Medatithi. Sabendo disso, o Senhor Shiva não esperou mais e apareceu diante de Sandhya, oferecendo benefícios.

Sandhya desejava que ninguém em seu clã se tornasse vítima de luxúria e que ela seria declarada o exemplo de uma mulher casta, cujo marido nunca lança um olhar maligno para outra mulher. “Senhor”, ela diz, “as criaturas não devem ser despertadas sexualmente no nascimento; eles devem ter o desejo somente quando crescerem. Os três mundos devem saber que eu sou casto. Em todos os meus nascimentos, eu não deveria olhar para ninguém, exceto meu marido, com desejo sexual. O homem que me olha com desejo sexual deve perder sua masculinidade e se tornar um eunuco. Alguns relatos afirmam que foi senhor Vishnu quem concedeu a ela os benefícios.

Até o Senhor Brahma concede a ela um benefício dizendo 'tapaste vardhtansada', que significa 'que seus tapasyas - a austeridade sempre encontre alturas maiores'. Com as bênçãos de Shiva, ela entra no Agni Kunda apenas para renascer como esposa de Vashista em seu próximo nascimento. Assim, ela nasceu em Daksha Prajapati como Sati e depois como filha de Himaraja, Girija Devi. Ao entrar em Agni, o prana vayu ou ar vital de Sandhya foi transportado para o sistema solar e absorvido pelo Deus do Sol para ser transformado como Pratas Sandhya - manhã; Madhyanika - tarde e Sayam Sandhya - horário do dia. Daí se tem Sandyavadhanam, as orações da manhã.

Os sábios ficaram impressionados quando Sandhya, como Sati, renasceu no Agni kunda como Arundhati. A criança se torna famosa nos três mundos ao defender o princípio de que, de maneira alguma, a justiça será obstruída. Nesse sentido, Arundhati significa "alguém que não pode ser obstruído".

A criança agni, Arundhati, foi confiada a Savitri, a esposa do Deus do Sol. Eles moravam no lago Manasa com Savitri, Gayatri, Saraswathi, Draupadi e outras mulheres celestes. Lá, ela aprende artes e escrituras. Seu brilho radiante chamou a atenção de Vashista. Atingindo a idade, Arundhati foi casado com Vashista Muni. O casamento foi agraciado pela presença da Trindade. Sete filhos nasceram, todos eles eram Brahma rishis: Chitraketu, Procis, Viraca, Mitra, Ulbana, Vasubhrdyana e Dyuman.


Há um adiamento para os assuntos de Brahma. Ele conta a Narada sua humilhação por Shiva e que ele queria vingança. Ele queria mostrar que Shiva também podia ser cegado por apegos. Isso ocorre por seus acordos com Daksha e Mareecha. Brahma manifesta o belo Rati e Kama com suas flechas de cupido. Brahma também respira a primavera. Todos os três, Rati, Kama e primavera, em suas belas formas, interferem na meditação de Shiva. As flechas de Kama foram disparadas contra Shiva. No pano de fundo do colorido jardim da primavera, o Senhor se apaixona por Sati e sua meditação é interrompida. Os eventos que levaram ao casamento dela contra os desejos de Daksha e Sati finalmente entrando no agni kunda de Daksha e nos thandava de Shiva carregando o corpo de Sati são muito conhecidos para repetição aqui. Note-se que uma parte de Sati cai em Sandhyachaal para fundar uma Shakti.

Vashista é um dos Saptarishis exaltado na literatura Vedas e Hindu. Eles são os patriarcas da religião védica. Nos textos pós-védicos, alguns desses rishis foram reconhecidos como filhos nascidos na mente de Brahma e ancestrais dos Gotras. Eles são acreditados para ser as sete estrelas nomeadas após eles; Vashista, Marichi, Puastya, Pulaha, Atri, Angiras e Kratu. O ashram de Vasishta é o eremitério de Rishi Vasistha. Está em um dos sete Shaktipeeth descritos em Kalika Purana, onde está presente como Tara peeth.

Uma vez, senhor Shiva entra no eremitério de sete sábios de Vashista. As esposas de seis sábios foram feridas pela beleza e pelo encanto divino de Shiva. Arundhati permanece imóvel e firme. Vendo sua castidade e virtude, Shiva declarou que seria a Arundhati Nakshatram (Estrela) localizado próximo à Constelação Sapta Rishi e sentado ao lado de Vashista.

CASAMENTO:

Na tradição do sul da Índia, há uma cerimônia em que o noivo mostra ‘Arundhati Nakshtram - a estrela sutil na constelação da Ursa Maior, para a noiva. As sete estrelas no céu do norte são chamadas de 'Sapta Rishi Mandala'. Na noite do casamento, as noivas são mostradas cerimoniosamente a estrela de Arundhati. Acredita-se que, ao ver a estrela de Arundhati, a noiva seja tão casta quanto a própria Arundhati. Isso é tudo crença e simbolismo hindus para a pessoa hindu. O humor faz parte das cerimônias de casamento. Isso anima o coração. 'Arundhati parthiya?' ... você viu Arundhati? - a noiva seria convidada pelos anciãos presentes, enquanto ela olha para cima. Quase todas as noivas vão dizer "sim".

Quem quer que o pandemônio se solte dizendo "não" quando as cerimônias familiares acontecem em segundo plano com diversão e risadas? Também a primeira noite à espreita ao virar da esquina, não é? A doçura de Rasagulla também está esperando na mesa de jantar. A festa de dança doméstica teria chegado. Noivas e noivos em potencial estão esperando para cantar e os velhos precisam começar a fofocar ... Deus dê paciência às noivas!

Então 'Arundhati parthiya?' 'Sim' é a resposta esperada quando a avó mais velha provavelmente está apontando para a direção errada no céu! Depois de ter 'visto' (alguns realmente vêem, ok?) A estrela de Arundhati, a noiva diz: 'Assim como a estrela Arundhati está ligada à estrela Vashishta, também posso ser firmemente apegada ao meu marido'. E o noivo, respirando um suspiro que sua noiva 'viu' Arundhati, abrindo caminho para uma consumação feliz, diz: 'Como os céus, a terra, as montanhas e o universo são permanentemente estáveis, minha esposa pode se estabelecer permanentemente em nossa família' - RigVeda 10.173.4.

Arundhati também é identificada como a estrela da manhã e Alcor, que forma uma estrela dupla com Mizar identificado como Vashista Rishi. Ver a dupla estrela de Vasishta e Arundhati simboliza a felicidade conjugal. Arundhati é visível aos olhos comuns? Diz-se que é fracamente visível. Und Arundhati-darsananyayah - é inferir o desconhecido a partir do qual é conhecido. Como tal, a estrela de Arundhati é mostrada em etapas, a mais brilhante primeiro e a mais fraca estrela de Arundhati. Senhoras que desejam evitar a viúva prematura, observem rapidamente o mês lunar de Chitra em homenagem a Arundhati. Alguns, de fato, são fracassados em Arundhati, pois a noiva pode acabar encontrando um advogado de divórcio por razões conhecidas por eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário